É muito comum ouvirmos falar sobre segurança alimentar no segmento de alimentação coletiva, mas o que de fato é isso?

 

A segurança dos alimentos está diretamente relacionada à possibilidade de sua contaminação física, química ou biológica, provocando o que chamamos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

 

Cuidado com a segurança alimentar

 

Todos os profissionais que trabalham com a manipulação e a produção de alimentos têm o dever de produzir e oferecer alimentos que não comprometam a saúde de quem os consome, ou seja, têm o dever de oferecer um alimento seguro do ponto de vista higiênico-sanitário.

Muitas das situações de risco acontecem por falta de conhecimentos principalmente dos que lidam diretamente com a manipulação de alimentos. Fica evidente assim, que a capacitação e a atualização das pessoas que lidam com os alimentos é de fundamental importância e também é uma exigência da Legislação Vigente.

 

A Nutrisaude vem ao encontro com o orientado nas legislações e também com procedimentos internos que visam a segurança dos alimentos. Para que as nossas entregas sejam de qualidade e que os alimentos produzidos estejam seguros, adotamos várias medidas.

Pessoa controlando a qualidade do alimento

O nosso controle de qualidade começa na escolha dos fornecedores e continua em todos os processos do pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos. Abaixo listamos alguns dos nossos procedimentos adotados:

  • Avaliações no recebimento dos insumos: temperaturas de alimentos perecíveis são conferidas assim como data de validade, lotes, rotulagem.
  • Controle do armazenamento: para garantir a qualidade do alimento armazenado, diariamente temperaturas dos equipamentos de refrigeração são aferidas. Produtos estocáveis tem suas datas de validade avaliadas semanalmente.
  • Pré-preparo e preparo dos alimentos: diariamente em todos os períodos há um rigoroso controle das temperaturas de cocção dos alimentos e resfriamento dos alimentos.
  • Avaliação sensorial: diariamente, antes de serem distribuídos, a nossa equipe degusta todas as preparações para que nada chegue aos consumidores sem a qualidade que prezamos.
  • Distribuição dos alimentos: a qualidade do alimento produzido também é garantida durante a distribuição. As temperaturas são aferidas em dois momentos: no início da distribuição e na metade do tempo de distribuição.
  • Coleta de amostras: para esclarecimentos de possíveis causas de Doenças Transmitidas por Alimentos, diariamente há coleta de amostras de todos os alimentos produzidos. As amostras ficam armazenadas por 72h e depois são descartadas.
  • Rotinas de limpeza: diariamente, antes do início das atividades, a Gestora percorre toda a cozinha avaliando e aplicando um check list de “limpeza e organização” e quando há alguma não conformidade, a mesma é corrigia imediatamente.
  • Checklist de autoavaliação: mensalmente a Gestora do restaurante faz uma auditoria e registra em um check list que é enviado para a Área da Qualidade.
  • Treinamentos mensais: todas as unidades recebem um cronograma de treinamentos com temas variados envolvendo as Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos. Os treinamentos são registrados em listas de presença. A meta é de 2h de treinamentos por mês.
  • Auditorias: a Nutrisaude conta um Auditor exclusivo que percorre todas as unidades avaliando todos os processos. Ao final de cada Auditoria a unidade recebe uma nota e as não conformidades são tratadas através de um Plano de Ação que deve ser preenchido e enviado para a Área da Qualidade.

Dessa forma também acreditamos que estamos contribuindo com os seguintes objetivos:

  1. O aumento da segurança no preparo das refeições, visando redução dos surtos  de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs);
  2. Desenvolver conhecimento técnico e de sensibilização para nossos profissionais;
  3. “Abrir os olhos” dos Colaboradores para as situações de risco do dia a dia que podem comprometer a segurança dos alimentos e que muitas vezes passam despercebidas;
  4. Apresentar aos Colaboradores os principais itens relacionados às Boas Práticas de acordo com a Legislação vigente;
  5. Transmitir ao Colaboradores noções de liderança.

É fundamental ter um fornecedor de alimentação que se importa com a sua segurança e saúde e com a de seus profissionais, por isso, aqui na Nutrisaude cuidamos disso de ponta a ponta!

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar o conteúdo com alguém!

Autor: Nilton Chopes

Compartilhar: