Com a inflação em alta e os preços subindo cada vez mais, tornou-se comum o tema sazonalidade, tanto no meio empresarial como na sociedade em geral.

Mas, afinal o que é sazonalidade e como ela pode impactar diretamente o mercado?

Segundo o dicionário, o conceito de sazonalidade está relacionado as estações do ano, sendo os eventos que acontecem em uma época específica, sofrendo alterações devido a fatores externos como chuva, temperatura e alguns outros condicionantes biológicos, como pragas e doenças.

No setor empresarial, o termo sazonalidade faz referência a fatores externos que se repetem ao longo do ano e podem afetar os resultados financeiros. Nos aprofundando mais no assunto, vamos pensar em como ela está relacionada ao setor hortifrutigranjeiro.

Recentemente, notamos uma alta considerável nos produtos de hortifruti como cenoura, alface, tomate e alguns tubérculos, que subiram cerca de 50% nas últimas semanas, impactando diretamente na alimentação da população. Mas, por que será que esses aumentos acontecem assim, em épocas tão específicas? Vamos entender um pouco mais sobre isso.

A produção agrícola apresenta particularidades por depender fortemente de fatores climáticos, luminosos e de temperatura. Todos esses fatores fazem com que as produções apresentem limitações e inviabilizações tanto econômicas como culturais em determinadas épocas do ano. Podemos observar este fenômeno facilmente quando observamos, no meio agrícola, os termos safra e entressafra.

Com isso, torna-se evidente que o planejamento e estudo sobre essas variações climáticas geram benefícios não só para quem consome, visto que os produtos de época tendem a ter um sabor mais intenso e são ricos em nutrientes, como também um ganho financeiro para quem fornece, já que possuem um preço mais acessível em comparação com outros produtos.

plantacao-verduras

Como funciona na Nutrisaude?

Pensando nisso, a Nutrisaude tem buscado cada vez mais a inovação quando se trata de sazonalidade. Este é um assunto bastante comum em nossas reuniões, projetos e trabalhos do dia a dia.

No ano de 2021, começamos a trabalhar com uma equipe especializada focada em estudos climáticos, desenvolvimento de novos fornecedores e parcerias que viabilizem uma melhora bastante significativa em nosso cardápio, além do fortalecimento das parcerias com nossos principais fornecedores da carteira. Sem dúvidas isso já tem nos garantido grandes resultados como: redução significativa de custos, melhora da qualidade dos produtos servidos e benefícios a saúde dos nossos clientes.

Para que esses resultados sejam alcançados com êxito, focamos as nossas parcerias em fornecedores que trabalhem com agricultura familiar e invistam em treinamento e incentivo aos seus colaboradores.

Qual o impacto social que isso gera?

Com essa mudança, passamos a impactar diretamente o nosso meio, veja alguns números:

  • Volume total de fornecedores de hortifruti: 10 – grande escala;
  • Volume anual de compras: 1.326.996,676 kg
  • Total comprado – 2021: R$ 4.621.678,23359

*Números retirados de relatórios referentes ao ano de 2021

frutas-e-vegetais-sazonais

VOCÊ SABIA?

  • 60% das frutas, legumes e verduras que consumimos na Nutrisaude são advindos da Agricultura familiar e pequenos produtores.
  • Além disso, contamos com os três eixos das sustentabilidades, sendo eles: pessoas melhores (colaboradores, clientes e consumidores), comunidades melhores (fornecedores), planeta melhor (melhor uso de recursos ambientais).

Além de todo o âmbito social, consumir alimentos sazonais contribui para o seu bolso e para a sua saúde, você sabia?

Os alimentos sazonais possuem maior fonte de vitaminas e minerais, pois é natural que eles se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional muito maior do que quando consumidos fora de época.

Com isso, trouxemos 4 motivos para você adaptar o seu cardápio e refeições de acordo com a sazonalidade:

  1. Sua refeição será mais fresca;
  2. Alinhamento com o meio ambiente e com os consumidores;
  3. Economia;
  4. Variedade de sabores e opções.

Gostou do conteúdo e das dicas? Bora pesquisar quais são as frutas da época e comer melhor e mais barato! Não deixe de compartilhar com alguém.

autor-sazonalidade

Compartilhar: