Não é mais novidade para empresas e profissionais de Recursos Humanos, que apenas uma boa remuneração seja o suficiente para atrair e reter pessoas dentro de uma organização, ainda mais no contexto em que estamos inseridos, é necessário um clima organizacional agradável também.

Um ambiente amistoso, leve e descontraído tem sido extremamente importante para retenção de talentos, o que faz com que o departamento de Recursos Humanos das empresas busque inovações e meios de contribuir para um clima mais agradável.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas de como contribuir com o clima de sua empresa, mas antes vamos entender um pouco melhor sobre o clima organizacional?

O que é Clima Organizacional?

Podemos definir clima organizacional como um conjunto de ações e comportamentos que criam uma atmosfera dentro do ambiente de trabalho que geram impacto no desempenho e na percepção dos profissionais ali inseridos.

Um clima organizacional ruim afeta diretamente no desempenho dos profissionais inseridos naquele ambiente.

portrait from back of glad students sitting together at the table and raising hands indoor photo of team of freelance specialists having fun after hard work in office

Confira 5 dicas para melhorar o clima de sua empresa

1. Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para melhorar o clima organizacional da empresa é descobrir como andam as demandas dos seus colaboradores e se existem muitos conflitos entre as equipes.

O objetivo é colher o material para fazer uma análise que contemple a realidade, identificando como anda o relacionamento dos profissionais com a empresa e entre si, categorizando pontos que podem ser melhorados e também aqueles que a organização já está acertando.

As pesquisas podemos ser feitas em diversos formatos, desde formulários onde os profissionais respondem questões elaboradas especialmente para diagnosticar os possíveis problemas, até em reuniões com a liderança onde é aberto um espaço para que cada um possa expor sua visão sobre o ambiente, de modo que a liderança absorva de modo maduro e leve em consideração.

2. Invista no bem-estar de cada um

Para realizar as rotinas diárias do trabalho é indispensável contar com o conforto e ergonomia necessários para evitar dores nas costas, nos punhos, nas pernas e demais locais os quais podem acontecer esforço demais no decorrer do dia. São pequenos detalhes fazem uma grande diferença e ganham pontos com os profissionais.

Além disso, o acesso a planos de saúde e odontológicos pode ser facilitado aos profissionais. Se a sua empresa ainda não disponibiliza esse benefício, saiba que essa é uma estratégia muito positiva e que serve para ajudar na motivação e bem-estar. 

3. Tenha líderes e não chefes

Um chefe tem tendência a ser autoritário e temido pelas pessoas, diferente do líder, que assume uma postura mais humana e igualitária, motivando e caminhando lado a lado com sua equipe. Uma equipe bem conduzida certamente será mais eficiente, por isso, aposte no treinamento de líderes.

Uma liderança bem-preparada, competente, empática e inspiradora faz com que os trabalhadores se sintam motivados a dar o melhor de si, pois veem seu guia como um exemplo a ser seguido.

4. Invista na saúde dos colaboradores

Saúde e segurança do trabalho são uma parte importante da administração de qualquer organização, no entanto, para contar com profissionais sempre saudáveis e ajudar a prevenir doenças laborais, a organização pode investir em programas de promoção à saúde.

Incentivos a exercícios físicos, ginástica laboras, treinamentos sobre nutrição, programas de prevenção a doenças crônicas e serviços de assistência psicológica, entre outros, são exemplos de iniciativas eficientes e que representam um bom investimento em saúde, garantindo equipes mais saudáveis, satisfeitas e produtivas.

5. Flexibilize os horários

Uma das coisas que certamente motiva os profissionais é quando têm flexibilidade para realizar atividades pessoais ou ter mais tempo com a família, por exemplo. Ter um horário rígido não é garantia de entrega de resultados. Isso, muitas vezes, até os limitam e desmotivam, pois outros fatores em sua vida pessoal podem estar mal resolvidos.

Para isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre equipe e gestores. O comprometimento é essencial, todos devem entender que há metas que devem ser cumpridas, independente do horário da chegada e saída, o foco é conseguir cumprir com as entregas e com os prazos estipulados.

Gustavo Blog Prancheta 1

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