Cada vez mais as empresas vêm utilizando testes para avaliar o perfil comportamental dos candidatos nos processos seletivos.

O teste de perfil comportamental contribui para que o recrutador tenha maior assertividade na hora de selecionar um candidato para a vaga que está sendo solicitada. É importante ressaltar que cada vaga, cargo e equipe exige um perfil diferente, por este motivo, é necessário estar atento aos seguintes fatores: compatibilidade com a missão e a cultura organizacional e as necessidades de cada área.

O teste de perfil comportamental serve para identificar e agrupar pessoas com determinados traços de personalidade e comportamentos. Ou seja, com um teste de perfil comportamental é possível identificar quais são as tendências de atitudes frente a diferentes situações que os indivíduos podem enfrentar.

Existem vários tipos de testes de perfil que podem ser utilizados em processos e cada um possui formas diferentes de apresentar e agrupar as informações coletadas.

Basicamente, os testes de perfil comportamental, consistem em questionários que identificam as competências dos colaboradores, agrupando-os de acordo com características comuns, em diferentes tipos de perfis. Para que esse trabalho seja efetivo, é essencial que as perguntas sejam respondidas com sinceridade, sem interrupções.

Esses perfis, assim como todo o teste, foram desenvolvidos por meio de diversos estudos de psicologia, de forma que os resultados gerados sejam os mais reais possíveis. Para aplica-los com eficácia, os testes de perfil comportamental foram integrados com ferramentas tecnológicas – softwares que geram relatórios muito precisos e completos.

É necessário que a elaboração e análise dos questionários sejam feitas por uma equipe altamente qualificada, pois os resultados requerem interpretações específicas para que sejam visualizadas todas as variáveis possíveis e em que tipo de situação dentro da empresa elas podem ser aplicadas.

Processos Seletivos

Podemos aplicar os testes de perfil comportamental nas seguintes situações:

  • Recrutamento e Seleção
  • Avaliação dos colaboradores
  • Gestão de equipes
  • Coaching
  • Cultura organizacional
  • Comunicação interna
  • Planejamento estratégico

As pessoas possuem habilidades em níveis diferentes e todas as habilidades e perfis tem seus valores. Não existe um jeito certo ou errado de ser. Algumas pessoas são mais criativas e menos organizadas, outras são mais planejadoras e menos comunicativas. Por este motivo, é importante conhecer cada profissional e aplicar os testes para avaliar o perfil de cada candidato para garantir que um melhor aproveitamento de cada profissional, desenvolvendo um ambiente de trabalho mais saudável.

Os 4 perfis comportamentais de acordo com a metodologia DISC são:

  1. Executor
  2. Comunicador
  3. Planejador
  4. Analítico
  • As pessoas com o perfil executor têm grande foco em resultados, são pessoas confiantes, competitivas e com forte tomada de decisão. Os executores são motivados por situações desafiadoras e buscam resultados imediatos.
  • Em contrapartida, as pessoas que possuem o perfil analítico são aquelas que prezam pelas normas e processos, sempre buscando por entregas de alta qualidade e precisas. Os analíticos normalmente são caracterizados como pessoas perfeccionistas e diplomatas.
  • Enquanto os comunicadores são as pessoas que possuem grande poder de persuasão e influência, espontâneos e otimistas. São motivados pelo trabalho em equipe, são emocionais e com forte habilidade de comunicação.
  • Diferente dos comunicadores, os planejadores são pouco emocionais e buscam estabilidade no cotidiano, normalmente são bons ouvintes, sinceros, leais e que apoiam a equipe.

Círculo DISC

Faça agora o teste e descubra qual o seu perfil!

Depois de fazer seu teste, não se esqueça de voltar aqui para entender um pouco mais sobre seu perfil e aumentar ainda mais seu autoconhecimento.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar o artigo com alguém!

Lais Daher - Gestão de Pessoas Ana Laura Stumm - Gestão de Pessoas

Compartilhar: