Cada vez mais as empresas vêm reforçando sua presença digital, como uma maneira de melhorar o relacionamento com os seus clientes, mostrando a sua diferença dentro do segmento e fortalecendo os laços de confiança e, para essa missão, a fotografia é uma forte aliada.

Sendo um processo que necessita de tempo e atenção, a presença digital necessita de planejamento, desde os temas a serem abordados dentro das mídias sociais até a entrega final nas plataformas. 

Nesse artigo explicaremos a importância de se planejar para produzir um conteúdo textual e artístico bom para atrair seu público.

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo com 1,45 bilhão de usuários. (Resultados Digitais, 2022)

Milhares de usuários estão presentes dentro da plataforma, ou seja, uma parte considerável dos seus clientes atuais e potenciais estão de olho no feed, em busca de conteúdos que os agradem.

A partir do Instagram, sua empresa se torna acessível para o consumidor e, através de várias ferramentas de análise, como o próprio Meta Business, conseguimos desvendar questões, como: quem é o seu público ativo, o conteúdo textual e artístico que os interessam e ferramentas criativas que os atraem.

Analisando essas informações, é possível programar e planejar conteúdos específicos para conquistar esse público que nos segue, incentivando-os a interagir, atraindo assim um maior engajamento para sua marca. 

Qual a relevância das mídias sociais dentro de empresas de alimentação?

Para quem trabalha no setor de alimentação, a fotografia de comida é de extrema importância pois é através dela que os clientes checam o produto que é oferecido.

“O objetivo de  tirar fotos é para que você não precise explicar as coisas com palavras”

– Elliott Erwitt

E a melhor maneira de apresentar os nossos produtos é através das mídias sociais, com elas conseguimos expor a nossa marca e o que oferecemos, alcançando as pessoas de uma maneira prática e muito mais rápida. 

É através dos conteúdos que apresentamos que nutrimos a relação entre empresa e cliente, criando trocas agradáveis e possibilitando o contato com futuros clientes.

Mas qual o impacto de uma foto?

Analise a foto de um hambúrguer suculento, ou uma pizza enorme e quentinha, sentiu o cheiro? A boca encheu d’água?

Isso acontece porque nossos sentidos são capazes de instigar sensações. Nosso cérebro é estimulado e sai em busca do resgate de memórias, criando sensações e sentimentos ligados à imagem, nos influenciando com o que estamos vendo e nos fazendo sentir desejos, por isso, uma boa foto é tão importante.

Por isso é importante se atentar no momento da produção da fotografia, lembrando sempre que o intuito da marca é instigar o público que acompanha as mídias sociais.

fotografia-vale-mais-que-palavras

Confira algumas dicas para a produção de conteúdo nas mídias sociais:

Sabemos que mais do que uma boa foto, devemos nos atentar a assuntos que são relevantes para empresas de alimentação abordarem nas mídias sociais.

O importante é produzir uma foto bonita, mas os temas são o ponto chave para conseguir a atenção do nosso público.

Trouxemos alguns temas legais para abordar dentro das mídias sociais:

O que não pode faltar para a produção de uma foto apetitosa?

  1. Se atente com a montagem dos pratos e rampas de apresentação, uma boa disposição dos alimentos fará uma grande diferença no resultado final;
  2. Abuse da luz natural, preste muita atenção com a iluminação, lembre-se de observar o sentido da luz para não criar sombra;
  3. Busque o contraste das cores entre fundo e comida, evitando que seja tudo tenha as mesmas cores e tons;
  4. Tente aproximar-se do assunto da foto, para destacar texturas e detalhes;
  5. Ouse nos ângulos, busque explorar vários pontos de vista, brincando com diferentes composições;
  6. A composição de uma foto é o toque final perfeito, procure complementar com pequenos detalhes como: talheres, pratos ou tigelas;
  7. Caso a foto não saia perfeita, muitas ferramentas de edição podem ajudar, ajustando contraste, iluminação e vibração.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a sair fora da caixinha na hora de produzir as suas fotos! 

E não se esqueça do maior segredo: Pense como um artista!

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