Nos últimos anos, a logística vem recebendo destaque como um dos fatores de sucesso das empresas, sendo o centro de distribuição um grande facilitador desse avanço.

Nesse conteúdo iremos entender melhor o que de fato é um Centro de Distribuição, como é seu funcionamento, alguns de seus vários benefícios e pontos importantes para considerar a construção de um CD.

O que é um Centro de Distribuição?

Os centros de distribuição são estruturas onde ficam armazenadas as mercadorias quando chegam das fábricas e antes de serem entregues ao destino final, ou seja, é uma unidade física estruturada para receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.

Diante disso os centros de distribuição são caracterizados como grandes diferenciais competitivos, com a finalidade de agregar valor por meio da disponibilidade imediata de produtos, com flexibilidade para atender as demandas e com a agilidade.

Para o processo de desenvolvimento e implantação de um centro de distribuição, é necessário o planejamento de tarefas que devem ser executadas de maneira sistêmica, de modo que ao final o CD esteja apto a iniciar suas atividades, que estão destacadas a seguir:

funcionamento-centro-de-distribuição

1º Recebimento de mercadorias: nesse momento iniciam as atividades do CD, é um processo base para os demais, visto que se trata do momento de conferência e agilidade para organização, sem que falte qualquer informação.

2º Movimentação: além de organização e adequação dos processos, o cuidado em transporte interno é fundamental, mesmo que os grandes centros terem espaços que possuem grandes quantidades de cargas e máquinas em movimentação. Dessa maneira, um descuido pode prejudicar além dos produtos, podem causar acidentes de trabalho.

3º Armazenamento: esse processo é dinâmico e precisa de grande visibilidade, visto que produtos possuem especificações técnicas para armazenar, bem como atuar com a estratégia de retirada PVPS (Primeiro que vence primeiro que sai).

4º Separação: etapa para identificar as solicitações e direcionar para cada destino, assim evita erros operacionais e atrasos nas entregas.

5º Expedição: esse é o processo de levar os produtos ao destino final. Esse momento que a equipe logística participa fortemente viabilizando as rotas e trajetos.

Quais os benefícios de um Centro de distribuição?

Esse é um dos caminhos de sucesso para uma empresa. Com caráter estratégico o CD possui diversos benefícios, destacando-se:

  1. Centralização de estoque;
  2. Controle de processo;
  3. Gestão de sazonalidade;
  4. Atendimento de qualidade;
  5. Redução de custos (melhores negociações).

O que não pode faltar para ter um Centro de Distribuição?

  • Gestão de entregas;
  • Controle de qualidade;
  • Sistema de controle fiscal;
  • Controle de estoque;
  • Layout estratégico;
  • Indicadores de desempenho;
  • Segurança.

O centro de distribuição é um agente diferencial na cadeia de suprimentos, deixando, seu negócio na frente da concorrência. Uma pergunta que sua empresa deve fazer para saber se deve ou não seguir com esse investimento é: “minhas demandas e volumes realmente necessitam de um CD?”.

Analise, planeje os pontos prós e contras, faça benchmarking para entender um pouco mais como é na prática e siga com essa oportunidade.

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com alguém!

autora-centro-de-distribuicao

Compartilhar: